Escolha uma Página

Você sabe como fazer uma lavagem de sofá eficaz? Descubra aqui como limpar e lavar sofá de diferentes materiais, para que eles pareçam novos por mais tempo!

Para manter seu sofá com aparência de novo é preciso limpá-lo de vez em quando. Às vezes a sujeira não é visível e não há manchas, somente poeira, odores ou pelo de animais de estimação. Mas depois de um tempo, seu móvel vai ficando com aspecto de velho e já pode ser tarde demais para recuperá-lo. Para evitar que isso aconteça é preciso lavar o sofá com frequência.

A lavagem do sofá não é complicada nem exige muito tempo. Tudo depende do material de que ele é feito, pois vai demandar produtos e cuidados diferentes. A maior parte dos modelos disponíveis no mercado é feita de tecido, couro ou vinil.

Confira aqui dicas de como limpar diferentes tipos de sofá para mantê-los novos por muito tempo. Lembre-se apenas de testar o produto de limpeza numa área pequena e imperceptível do sofá e leia as instruções do rótulo antes de começar a limpeza de sofá.

Como limpar sofá de tecido

Quase todos os sofás feitos de tecido, inclusive os de chenille, podem ser lavados em casa sem a necessidade de contratar mão de obra especializada. A exceção é para os estofados que exigem limpeza a seco. Para ter certeza, procure essa informação na etiqueta de orientações de limpeza na parte interna do seu móvel. Se não for o caso de exigir uma limpeza à seco, mãos à obra.

  • Aspire o sofá, procurando seguir o sentido da fibra do tecido. Não limpe em círculos, nem na diagonal;
  • Misture um pouco de OMO Multiação com 200 ml de água morna até obter espuma. Utilize uma escova de cerdas macias com uma pequena quantidade da mistura. Não coloque muita água no seu móvel.
  • Enxágue o sofá com um pano úmido e limpo e seque com outro pano limpo em seguida.
  • Ventile a área onde fica seu sofá para ajudar a secá-lo. Mas não deixe exposto ao sol, porque isso pode manchá-lo.

Como limpar sofá de couro

  • Para limpar seu sofá de couro, use apenas um pano umedecido com água morna e seque com um pano de algodão limpo.
  • Caso o sofá precise recuperar seu brilho, passe um pouco de hidratante específico para couro num pano seco e reidrate seu estofado. Lembre-se de seguir as instruções no rótulo do produto.

Como limpar sofá de vinil

  • Para limpar seu sofá de vinil, use um pano umedecido com um pouco de OMO Multiação diluído em água.
  • Outro produto que pode ser usado é o bicarbonato de sódio dissolvido em água morna. Passe o pano úmido sobre o móvel e depois seque com um pano limpo.

Seguindo essas dicas, seu sofá vai continuar com aparência nova sem que você precise investir muito dinheiro na limpeza do sofá, nem fazer muito esforço.

Fonte: https://www.cleanipedia.com/br/moveis-e-estofados/lavagem-de-sofa-como-limpar-seu-sofa